3a Regata Festvela.
Por Eduardo Braga
Infelizmente, apesar dos esforços e da correria, não consegui chegar no Icar a tempo de seguir com o Grunau Baby, do Cmte Michael, para Paraty e acabei perdento esta edição da nossa já consagrada Festvela. Este ano, por problemas pessoais, participei muito pouco da organização da regata e coube ao nosso Capitão da FICAR Cmte Sampaio, a missão de resolver as questões relativas à minha parte da organização e, por isto, gostaria de agradecê-lo pelo empenho e excelente trabalho.
Como fiquei todo o tempo na CR, só posso descrever o que me falaram por telefone sobre a largada e os primeiros acontecimentos e segundo me disseram, a largada foi com vento bem fraco e bastante disputada pelos 48 inscritos. Mais uma vez, e desta vez por falta de opção, o Magrão deu a partida no través da Rapada e depois seguiu a flotilha, o que não foi muito difícil em meio à merreca que todos se encontravam. Como o vento estava fraco muito instável, a galera se espalhou um pouco procurando aquela rajadinha que faria a diferença na busca de melhores condições a aí prevaleceu experiência e a sorte de quem farejou melhor. Depois de muito esperar, finalmente conseguimos ver os primeiros colocados e depois de muito tempo, chegou a ficar angustiante ver os barcos tão perto mas demorando tanto a chegar. Depois que os primeiros 10 ou 12 barcos cruzaram literalmente se arrastando o vento que soprava de sudoeste parou completamente e vimos os balões murchos ainda tentando se aproximar da linha. Alguns desistiram, mas aqueles que tiveram paciência, foram agraciados com um excelente vento de leste que, além de facilitar a chegada, ainda proporcionou uma excelente velejada até o Icar.
E por falar em Icar, vamos à festa que estava simplesmente maravilhosa. A galera se deliciou com a excelente feijoada completa preparada com muito carinho pela equipe da cozinha do Icar. A festa foi coordenada com maestria pela nossa sempre colaboradora Beth Pavão que tornou o ambiente de premiação muito aconchegante bem no espírito de confraternização que o evento precisa. A premiação foi feita em duas etapas, o campeonato da Farvo e a regata. Como não tivemos barcos suficientes para disputar as classes 1 e 2, os barcos foram redistribuídos em 2 classes, a APS 2 e 3 e para os barcos que queriam correr na classe APS, mas não tem FCT calculado na Farvo, foram criadas duas classes APS Novos onde os barcos correm com o FCT médio de acordo com o modelo. Temos então abaixo o resultado da regata:
APS 2 - 1o Norne
2o Drambuie
3o Sgt. Pepper
APS 3 - 1o Tiki
2o Carraca
3o Vó Alice
APS 1 Novos - 1o Marie du Ciel
2o Dorado
3o Smile
APS 2 Novos - 1o Esculacho
2o Caulimaran
3o Boto IV
Cruzeiro 1 - 1o Serelepe
2o Dona Be III
3o Toriba
Cruzeiro 2 - 1o Charisma
2o Miragem
3o Simbad II
Os links para os resultados e para as fotos da regata e da premiação são:
http://www.farvo.org/et06APAR.htm
http://www.angra21.com/fotos/festvela2006