10ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2006
Regata da Primavera – ICAR
Por Nuno Pinhel
O dia amanheceu com chuva forte, e praticamente sem vento. Nada convidativo para uma regata. Mas, andando pela varanda do ICAR logo cedo, vi vários tripulantes com seus agasalhos de chuva amarelos, preparando suas coisas e trocando comentários de quão duro ia ser o dia.
O Michael (Silene) até comentou comigo que havia liberado sua tripulação e ia fazer um solitário, mas acabou reforçando a tripulação de outro barco, e o Silene ficou em terra. O Alex do Carraca e sua tripulação, que estavam em Angra para a regata, também não foram para a raia.
Às 11:30hs próximo da Laje do Sabacu, já estavam chegando os veleiros para a disputa. O céu estava com nuvens pesadas, porem não estava mais chovendo e havia um vento que perdurou durante todo o percurso, que variava entre 8 e 15 nós. 26 veleiros largaram na direção da Ilha de Pau a Pino.
O percurso de 10,4 milhas foi com a largada na laje do Sabacu, passando pela ilha de Pau a Pino pelo parcel do Aleijado pela laje do Sabacu pela laje do Cambeba e chegando próximo à laje do Sabacu.
Durante a regata, só pude ver tres passagens que merecem destaque. O NORNE com o balão em cima e com um dos punhos solto da escota. Soube que a tripulação agora reforçada com o retorno de um dos seus tripulantes, o Toninho, está fazendo experiências para a subida de balão.
Outro fato foi que eu estava com o PIN, no contravento, me dirigindo ao Sabacu para a chegada e vindo na minha direção, de balão, um dos rangers do Colégio Naval. Eu dei uma pequena arribada livrando a proa, e o ranger corrigiu o rumo novamente apontando para minha proa. Ai um dos meus tripulantes disse, "é o GIPOIA, aquele que bateu com o NORNE na regata passada". Eu arribei mais livrando a proa e o GIPOIA novamente corrigiu o seu rumo apontando para a minha proa, e já fora do seu rumo. Eu pensei, esse cara ta me seguindo e lembrei do filme ENCURRALADO, arribei mais, e lá vem o balão! Passa perto e seu comandante diz: "Olá, você disse na crônica passada que o GIPOIA tinha batido no NORNE. Não fomos nós não, foi o PARATY." Eu respondi: "OK, vou corrigir na crônica desta regata". Bem, a correção está feita.
Cabe entretanto confessar que eu me permiti um certo exagero no relato da perseguição do GIPOIA, foi uma licença literária e uma brincadeira. Amigos do GIPOIA, desculpem pelo exagero.
Outro fato foi a excelente recuperação do TIKI, que montou a Ilha de Pau a Pino em 4º lugar entre os Angra 21 e terminou cruzando em primeiro lugar, após excelentes duelos, pelo menos que eu vi, com o Pin no balão com Vó Santinha no Aleijado e com o Ronda nas bóias seguintes.
O FINISTERRE não teve a presença do Walcles, mas mesmo assim foi o Fita Azul, e faturou na APS 3, com o Dalmo no timão.
A premiação foi no ICAR as 20:00hs, junto com a premiação do Torneio de Caça Submarina Conrado Malta. As equipes de mergulho confraternizaram com as tripulações dos veleiros e curtiram a hospitalidade do clube.
Colocações na Regata.
Campeão da APS GERAL – Veleiro CAXINGUELÊ do Colégio Naval
APS I – 1º Serafim , 2° Sitio Forte e 3° Drambuie
APS II - 1° Caxinguelê , 2° Zepelim e 3° Verdinho
APS III - 1° Finisterre, 2° Never Land e 3° Conquista III
APS IV - 1° Tiki, 2° Amici e 3° Pin
Cruzeiro - 1° Gitane 4
Para os veleiros que correm também em outras regras o Finisterre faturou a ORC CLUB e o Ronda faturou o Angra 21.
Orc Club – Finisterre II, Never Land e Conquista III
Angra 21 – Ronda, Vó Santinha e Foxtrot
DEFINEM-SE AS POSIÇÕES NO CAMPEONATO.
A regata da Primavera fecha o campeonato que começou em janeiro e foi disputado por 32 veleiros.
Na última regata do campeonato, na APS Geral, o veleiro Zepelim deu uma virada e pulou de 3º. Lugar para 1º. Lugar. Na APS 1 se confirmou o Serafim como campeão. Na APS 2 houve uma completa inversão: o Zepelim confirma o primeiro lugar, mas o Caxinguelê sai da 4ª. posição para o Vice campeonato e o Verdinho passa o Bucanas JR. e fica com a 3ª. posição. Na APS 3 nada mudou, com o Never Land confirmando a 1ª. Posição e na APS 4 o TIKI tirou o doce da boca do PIN, empatando em pontos e ficando com o primeiro lugar no desempate.
Na ORC CLUB, o Conquista III estreou levando o campeonato, empatado em pontos com o Never Land. Parabéns a tripulação e ao barco. Os 3 primeiros lugares, em pontos, ficaram embolados, com os 2 primeiros com 18 pontos e o Serafim com 19 pontos em 3º. Lugar.
Na Angra 21 o Pin confirma o campeonato.
No campeonato das Bandeiras, o ICAR confirma o tri-campeonato, porem pela performance do Grêmio de Vela do Colégio Naval, desde a 5ª. etapa deste ano, onde superou o ICAR em quase todas as regatas, e do Bracuhy que também tem uma flotilha atuante, em 2007 as projeções mostram que o tetra está perigando.