9a. Etapa do Campeonato da FARVO - 2006
14ª. Regata do ARMC
Por Nuno Pinhel
O dia estava nublado, com as previsões de tempo indicando vento forte e chegada de frente fria. Na área da largada, por causa da velocidade do vento que girava entre 8 e 12 nós alguns veleiros ficaram na dúvida se as previsões iam se concretizar e fizeram a opção de largar com menos pano.
A largada se deu no horário marcado, 11:45hs para a classe Cruzeiro, que só teve um barco inscrito, o GITANE IV, e ao meio dia para as demais classes.
Os 24 barcos inscritos ficaram nos preparativos para a largada e avaliando se o vento ia mesmo apertar ou se iria se manter como estava. O VÓ ALICE, que estava desfalcado do seu proeiro titular, ainda tentou dar uma treinadinha na subida de balão, o que resultou num belo sutien com direito a enrosco no estai de proa. Quase perderam a largada.
O NORNE, já depois do tiro de ATENÇÃO, velejando com amuras a boreste, não conseguiu evitar um abalroamento do GIPOIA. Ambos estavam vindo proa a proa e o GIPOIA demorou a desviar para o lado correto.
O percurso escolhido foi o das ilhas 2 irmãs com 11,6 milhas. O mesmo da regata do Colégio Naval. E o vento estava S / SE com velocidade entre 8 e 12 nós.
O PIN largou bem, e fez um ótimo contravento, deixando seus principais competidores bem atrás. Aí chegou a hora de subir o balão, e conseguimos. Conseguimos subir a adriça até o topo sem o balão. Acontece. Depois daqueles momentos calmos e tranqüilos, sem palavrões, que ocorrem depois de um “azar” destes, improvisamos e decidimos usar a adriça da genoa para o balão. Uau, conseguimos subir o balão, mas o SILENE já estava emparelhado. Daí, montamos as 2 irmãs perto do SILENE, mas enquanto desciamos todo o balão e arrumavamos a casa para subir a genoa novamente na mesma e única adriça que tinha sobrado, o SILENE passou. Lá fomos nós no contravento tentando não deixar o SILENE botar muita frente, dava para garantir um 2º. Lugar na classe. Chegamos na Preta com a mesma distância do SILENE e dos que estavam atrás. Vamos lá, descemos a genoa, pegamos a adriça, levamos para o balão e subimos. A adriça, pois o balão continuou embaixo! Lá se foi nossa última adriça, lá para o topo, acontece né! Aí, animadíssimos, resolvemos voltar pra casa.
Já no NORNE foi diferente. Ele foi um dos que achou que o vento ia apertar. Correu com a genoa 2, e não subiu balão na primeira popa, enfim o resultado foi 91,78% de performance.
No TIKI o Alexandre não conseguiu tripulação e fez solitário a regata optando pela genoa 3 e não subiu balão. Resultado 91,38% de performance.
O GINGILIM largou bem e teve um problema com a adriça do grande, mas conseguiu se manter na ponta e foi o Fita Azul.
No VÓ ALICE, soube que alem daquele treino de sutien de balão antes da largada, teve outra situação durante a regata, onde conseguiram subir o balão, pela frente da genoa. Essa era pro BALDE DE OURO! Que falta faz um proeiro experiente.
Bem estes foram os “causos” que me contaram durante a festa de premiação, que o Angra dos Reis Marina Clube ofereceu junto com um farto jantar de massas. Durante a festa o George Avelino foi homenageado pelos seus colegas de clube, recebendo o título de PATRONO DA VELA do ARMC.
Patrono da Vela é aquele que pode ser considerado como a mola mestra do envolvimento do clube como instituição, neste esporte. Merecido o reconhecimento George Avelino foi aplaudido por todos os presentes e emocionado agradeceu com discurso de poucas palavras.
Também foram sorteados mais 3 relógios da White Star, que ficaram com o FINISTERRE, GIPOIA e com o AMICI.
Lembram que na crônica passada eu não lembrei quem foi que levou o 4º. Relógio? Pois é foi o AMICI. Assim, essa tripulação vai acabar abrindo uma joalheria!
Colocações na Regata.
APS I – SERAFIM, SITIO FORTE, e DRAMBUIE
APS II – CAXINGUELE, ZEPELIM, e BUCANAS JR.
APS III – GINGILIM, CONQUISTA III, e FINISTERRE
APS IV – SILENE, AMICI, e TIKI
Orc – CONQUISTA III, NEVER LAND, FINISTERRE.
Angra 21 – SILENE e AMICI
Cruzeiro – GITANE IV
No campeonato, nos primeiros lugares, houve poucas alterações:
-Na APS 1, APS 4 e APS GERAL, pouca alteração nas primeiras colocações. O NEVER LAND continua liderando no GERAL, porem o ZEPELIM empata em 2º com o SERAFIM. Na APS 1 o SERAFIM lidera e o PIN lidera a APS 4. Porem na APS 4, agora SILENE e TIKI estão empatados em 3º.
-Na APS 2 o BUCANAS JR. passa o VERDINHO, que fica com o 3º lugar empatando com o CAXINGUELE. BUCANAS JR. e VERDINHO estavam empatados na 8ª etapa em 2º lugar.
-Na APS 3 o CONQUISTA III fica com o 2º lugar do FINISTERRE, que cai para 3º lugar. Na etapa anterior estavam empatados.
-Na ORC CLUB o CONQUISTA III rouba o 2º lugar do NEVER LAND. Esse CONQUISTA ta ficando perigoso.
-Na ANGRA 21 sem alteração e o PIN continua na liderança.
Bem, agora é esperar a última etapa.
Mudanças ainda podem acontecer na APS GERAL, APS 3, ORC CLUB e ANGRA 21.
Até lá.