7a. Etapa do Campeonato da FARVO - 2006

Regata do Colégio Naval

 

Por Nuno Pinhel

 

O dia estava nublado, com previsão de chuva, mas o tempo ficou firme, e com bom vento de sul. 

 

O relógio da CR estava um pouco adiantado, o que nos deu uma largada antecipada, às 12:50hs.  O vento favorecia uma largada na bóia, e alguns dos 36 veleiros que largaram, perceberam isso. 

 

Num furo de reportagem, soube que os escaleres e lasers que estavam errando de linha de largada e vindo na nossa direção é que foram os responsáveis pela quebra de atenção do nosso valoroso Magrão, nos procedimentos da largada.

 

Dos 36 barcos que largaram, 24 estão competindo no Campeonato da FARVO, 3 são da Cruzeiro, 5 são da Escola Naval e 4 estão fora do campeonato.

 

O vento não favorecia nenhum dos 2 percursos alternativos com um contravento perfeito, assim a CR escolheu o percurso das Ilhas Duas Irmãs com 11,5 milhas.  A largada foi na Ilha do Calombo, depois montamos a Lj. Preta por BB, fomos até as Ilhas Duas Irmãs e a montamos por BB, mais uma ida e vinda, e depois montamos uma bóia próxima a Lj. Preta por BE e fomos para a linha de chegada.

 

Como não houve um contravento perfeito, o percurso foi um carroussel que tinha poucas opções de bordos diferentes.  As posições foram então conquistadas mais por manobras sem erros e obtenção de melhor rendimento dos veleiros, do que escolha de diferentes táticas.

 

O Fita Azul foi o veleiro MARLIN da Escola Naval, com 1:30:28 de velejada e a

velocidade média do Scratch Boat foi de 5,8 nós o que identifica a regata como tendo tido ótimo vento, entretanto observando os tempos reais da flotilha verifica-se que a ela teve a chegada em 2 pelotões:

 

O primeiro pelotão, formado pelos barcos mais rápidos, que são APS 2, 3 e 4 e tiveram tempo real de percurso entre 1:40hs (FINISTERRE) e 2:06hs (SGT. PEPPER).  Inserido neste pelotão está o SERAFIM, que como estava mais rápido, escapou da calmaria que o resto da APS 1 pegou.

 

O segundo pelotão, formado pelos barcos mais lentos, que são a APS 1 e os Cruzeiro, tiveram tempo real de percurso entre 2:53hs (NORNE) e 3:00hs (MANO BETO).  Inserido neste pelotão ficou o ZARAVALHO da APS 2, tripulado somente pelo casal Sampaio e Luisa, que foi pego pela calmaria.

 

Vejam que entre o final do 1o. pelotão e início do 2o. pelotão existe um intervalo de quase 50 minutos, que comprova que o 2o. pelotão foi pego por uma calmaria. Reparem que a performance dos barcos do 2o. pelotão ficou entre 75% e 80%, o que não é normal com vento constante.

 

Outro ponto a observar na APS 1 é que entre o 2º. Colocado (PARATI) e o 8º. Colocado (ATON II) só houve uma diferença de 3 minutos de tempo corrigido. Os 7 barcos chegaram no tempo corrigido, com diferença de segundos, e se o ATON II tivesse conseguido ser mais rápido 4 minutos no tempo real, pularia de 8o. na classe para 2o. na classe.

 

A ressaltar ainda menciono o FERGUS II, um clássico YOL de 44 pés, que maravilhou a todos e o reaparecimento do RABUJENTO, que estava fazendo uma boa regata, mas alguma coisa aconteceu que o fez desistir.

 

O pelotão mais lento, pegou uma calmaria e uma mudada de vento que fez com que a última perna das 2 irmãs para a Lj. Preta, para eles, virasse uma empopada.  Essa mudada de vento fez com que os barcos mais à frente, já na Ilha 2 irmãs parassem e os outros chegassem.

 

A premiação foi as 20:00hs no Taperinha que é o Clube no Colégio Naval, com um coquetel, apresentação de fotos da canoagem e dos eventos, e a entrega dos prêmios.

 

O que mudou no Campeonato eu comento depois, e já confirmo a todos nossa próxima regata dia 2 de setembro. A Regata da Independência, que será composta de 2 barla sotas curtas no mesmo dia.  Aos que estavam reclamando que não fazemos para a APS nenhuma regata barla sota, aí está, e para os preguiçosos é uma chance de treinar o sobe e desce de balão, montada de bóia mais tumultuada, e fazer um exercício um pouco mais vigoroso.  À noite nos encontraremos no restaurante Cais do Ouriço, para a divulgação do resultado e comentarmos o que vimos e o que aconteceu.  Até lá.

 

pour le printemps / été 2013, nike a mis à jour son flyknit formateur + avec cette nouvelle bright crimson / white colorway.pour ceux d'entre vous qui sont & # 8217; t conscients, nike flyknit technologie utilise un processus de construction qui intègre le tricot précis pour étirer et confortable, personnalisé.les coutures, poids et zones de friction sont réduits en conséquence.ADIDAS CLIMACOOL BOAT PUREle fils de polyester est plus ouvert dans des domaines qui ont besoin de plus de flexibilité et plus dans des domaines qui exigent plus de soutien.ADIDAS YEEZY BOOST 750nike flyknit élimine également la nécessité pour les multiples documents et matériel utilisé pour fabriquer les dessus des réductions des chaussures traditionnelles,ADIADS YEEZY BOOST 350 V2 réduisant considérablement les déchets.Adidas Youth Superstarsi vous n'avez & # 8217; t avait une paire de flyknits sur vos pieds,ADIDAS ULTRA BOOST vous et # 8217;ADIDAS TUBULAR SHADOW KNIT re disparu!ces devrait frapper nsw détaillants dans les semaines à venir.ADIDAS ULTRA BOOSTaprès un extraordinaire lancer à l.ADIDAS YEEZY 350 BOOSTa.ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS EQUIPMENT 10 il semble que la yeezus tour boutique éphémère sera sa prochaine escale à new york.juste avant que kanye west prévoit prendre madison square garden les 23 et 24 novembre le dépôt temporaire est prévue pour et divers stocks de marchandises yeezus boutique éphémère des exclusivités.don & # 8217; t attendre trop longtemps avant que tu le saches & # 8217; il sera parti.bonne chasse!