Nuno Pinhel
Dia nublado porem quente. Pouco vento, e 23 barcos buscando a melhor posição para a largada em frente ao ICAR.
O percurso de 10,3 milhas, foi, um contravento após a largada, até montar Cambeba por BB, depois popa até Lj. Alagada (bóia próxima), outro contravento até Cambeba e popa até a linha de largada.
O fita Azul foi o VIZCAYA (Fast 360), mas o inesperado foi o RONDA (Angra21) ser o segundo barco a cruzar no tempo real, à frente do VÓ ALICE (Multimar 32) e do FINISTERRE (Delta 32).
O regime de vento e maré favoreceu no tempo corrigido os barcos mais lentos. Na APS, o barco melhor colocado do grupo de barcos rápidos (APS 3) foi o VÓ ALICE que ficou em 14º. lugar no Geral. O primeiro colocado no Geral foi o SERAFIM, um Brasília 23. Na ORC, o VIZCAYA, fita Azul, ficou em 5º. lugar, após SERAFIM, PIN, DONA BE e FINISTERRE, nesta ordem.
Na classe Angra 21, ainda não há nenhum barco com certificado e por isso esta regata, por decisão do Presidente da Classe, não é válida para o campeonato da classe. Independente disso, o RONDA do Joppert, com o reforço do Alexandre (TIKI) deu show de bola, chegando 7 minutos antes do segundo colocado na classe, o veleiro CARRACA. O comodoro do ICAR, o Dário, fez sua estréia em regatas a bordo do VÓ SANTINHA. Após a chegada confessou que esse negocio de regata é bastante cansativo.
Na APS 1, deu SERAFIM em primeiro, com suas velas antigas, sem aluamento. NORNE ficou em segundo, chegando no tempo real, 14 minutos depois do SERAFIM, e somente 1 minuto após o DONA BE II que ficou em terceiro. É importante ressaltar que no NORNE (5º. no Geral) só haviam 2 tripulantes, um casal, cuja soma de idade dá algo em torno de 140 anos! Isso é que é disposição, e ainda colocaram balão!
Na APS 2, deu SGT. PEPPER e MABUYA nesta ordem, sendo 3º. e 4º.no Geral.
Na APS 3, deu VÓ ALICE, FINISTERRE e VIZCAYA nesta ordem.
Na APS 4, RONDA disparado e depois ROCKET e CARRACA.
Na Cruzeiro, deu BLAU RIO e DRAMBUÍ, sendo que o BLAU RIO ainda trouxe de quebra 3 bicudas pescadas durante a regata num currico.
Nas Bandeiras, ICAR faturou o primeiro lugar, com 98 pontos com 9 veleiros da sua flotilha na água. BRACUHY com 4 veleiros (31 pontos) em segundo e PIRAQUARA com 2 veleiros (20 pontos) em terceiro.
Bem, a próxima é a regata do ARMC, no dia 12/02. Até lá.