Regata da Primavera fecha o Campeonato de 2004
Por Nuno Pinhel
Véspera das eleições, fim de semana chuvoso, última regata do campeonato, mas mesmo assim, 21 barcos compareceram na raia para disputar colocações e pontos no campeonato.
Nas versões dos últimos 3 anos, a freqüência nesta regata foi na média de 32 barcos, e por aí se verifica o impacto das eleições na freqüência desta regata.
Uma regata de ventos fracos, mas que permitiu ao Fita Azul, veleiro Rocinante, percorrer as 10,3 milhas do percurso em 3:06 horas. A largada foi em frente ao ICAR, tendo a flotilha que fazer um contravento até Cambeba, uma popa até laje Alagada, novo contravento até Cambeba e nova popa até a linha de chegada em frente ao ICAR.
Na ida, o Serafim após dar um drible no Dona Be, que fez uma bela largada na bóia, optou pelo rumo do "bote da arara seca", o que livrou-o da corrente do canal e foi uma ótima opção, terminou o primeiro contravento encostado no pelotão dos Angra 21. Tyty Boom o seguiu e também se deu bem.
O Pin tinha alguma coisa presa na quilha, desde a preparação para a largada, o que freiava o barco e sua velocidade era cerca de 1 nó menos do que deveria ser. Esse freio de mão chegava a fazer barulho no casco, mas por pura sorte, na Ilha do Japão, após umas 2 cambadas se soltou. Aí já estávamos em último entre os Angras, e começamos a tentativa de alcançar o resto da galera.
O Agito, tendo na sua tripulação o Dudu do Rabugento, liderava os Angras e assim ficou até perto da chegada. Mas Amici e Pin, no contravento de retorno, optaram pelo "bote da arara seca" e deu muito certo. Comeram todo mundo no último contravento e Amici cruzou em primeiro e Pin, devido a uma bobeada num jibe, permitiu que Agito chegasse na frente. Aliás, Amici, vence sua 4ª regata consecutiva na APS 4!
Quem veio pelo canal e percebeu que o vento estava mais para o lado leste, ainda conseguiu superar quem optou pelo lado do Bracuhy.
O Alex do Caraca estava animado mesmo. Ia encarar a regata sozinho, mas na última hora conseguiu o reforço do Stephan (Vida Mansa e Rabugento). Parece que até fechou contrato para as próximas regatas.
O Zaravalho, se fez presente na raia, mesmo sem seu comandante, o Sampaio, que está de pé engessado. O Edu (Xaintrailles) o conduziu, com o reforço do Michael (Grunau Baby) que tinha acabado de chegar da Recife – Fernando de Noronha.
O Serafim (1º na APS Geral), Zepelim, Rocinante e Amici (2º na APS Geral), respectivamente venceram a APS 1, 2, 3 e 4.
O Flash, do comandante Alexandre, que tem vindo lá de Parati para disputar as regatas da FARVO, algumas em solitário, desta feita estreou na APS 2. Pouco a pouco irá se ambientando e esperamos que breve já consiga montar uma tripulação.
O Rocinante, o Serafim, e Amici, respectivamente venceram as classes IMS, ORC Club e Angra 21.
O ICAR, fatura novamente o campeonato das Bandeiras, e ofereceu na festa de premiação um saboroso rodízio de massas.
Campeonato da APS
Esta foi a última regata do Campeonato da FARVO, e os grandes destaques na APS Geral foram: Tiki, Pin, Serafim, Dona Be II e Rocinante, respectivamente os 5 melhores colocados. Justiça seja feita ao Asbar III, que só perdeu o primeiro lugar pois faltou as 3 últimas regatas.
Na APS 1, 6 veleiros disputaram o campeonato. Os tres primeiros foram Serafim, Dona Be II, e Tyty Boom. O Serafim com 16 pontos e Dona Be II e Tyty Boom empatados com 21 pontos. Tdim o 4º colocado, brigou até o fim mas ficou com 25 pontos.
Na APS 2, 7 veleiros disputaram. Os vencedores foram Sgt. Pepper, disparado todo o campeonato com 10 pontos, seguido do Zepelim (25 pontos) e Zaravalho (29 pontos).
Na APS 3, 6 veleiros disputaram e a decisão ficou para a última regata. Rocinante com 18 pontos, ficou um ponto a frente do Conquista II. Asbar III, que vinha liderando, com sua ausência na última regata, escorregou para a 3ª posição, com 22 pontos.
Na APS 4, 10 veleiros disputaram, sendo que o Tiki (17 pontos) liderou sempre, mesmo tendo o FCT máximo da classe. PIN ficou em 2º lugar, pertinho com 18 pontos e o Amici (23 pontos), com uma recuperação no final do campeonato, ficou em 3º lugar.
Campeonato ABVO – FARVO
Na IMS, 4 veleiros participaram. Conquista II e Rocinante ficaram empatados com 16 pontos, sendo que no desempate deu Conquista II. O Asbar III (17 pontos) ficou em 3º lugar.
Na ORC Club, apenas 3 veleiros participaram. Pin (12 pontos) ficou com a vitória, seguido do Serafim (15 pontos) e Dona Be II com 18 pontos.
Campeonato Angra 21
Tiki disparado durante todo o campeonato ficou com 12 pontos e venceu. Pin (24 pontos) com regularidade ficou em segundo lugar e Silene (35 pontos) ficou em 3º lugar.
Campeonato das Estações
Na classe APS com 12 veleiros disputando, o Tiki, com 14 pontos, venceu. O Tyty Boom (22) e Sgt. Pepper (24) ficaram respectivamente em 2º e 3º lugar.
Na IMS, com 5 veleiros, o Rocinante (9) venceu, seguido de Asbar III e Conquista II empatados com 13 pontos.
Na ORC Club, com 3 veleiros, o PIN (7) venceu, seguido de Serafim (13) e Dona Be II (24).
Campeonato das Bandeiras
A flotilha do ICAR este ano está de parabéns. Esteve muito ativa e presente nas regatas e conquistou para o clube o título de Bandeira Campeã de 2004.
Campeonato de 2005
Agora é montar o calendário e regulamento e esperar em janeiro a primeira etapa. Até lá.