Regata do Aniversário do ICAR
por Nuno Pinhel
Foram 33 veleiros que se encontraram na raia, comemorando o 50o aniversário do ICAR, numa regata cheia de variações.
Marcada no dia dos namorados, os fominhas trouxeram para a raia ou para terra, suas companheiras, esposas, namoradas, e festejaram juntos durante a premiação num jantar com direito a música e dança.
Na raia a surpresa de dois veleiros novatos, um de passagem, vindo de Santos, o PIAVU, um FAST 360, que correu na Cruzeiro tirando primeiro lugar e outro um barco de um novo sócio do ICAR, o ORSON JR um SKIPPER 21 de Carlos Eduardo, que logo na estréia já abiscoitou o primeiro premio da ORC 700. O GRUNAU BABY, agora com novo comandante, também estreou na raia com uma reduzida tripulação, somente o comandante Michael e sua namorada a Larissa.
Os barcos percorreram 11 milhas, com a largada em frente ao ICAR, indo até a laje do Cambeba num contravento, depois numa empopada até bóia próxima da laje Alagada, novamente contravento até o Cambeba, uma empopada até bóia em frente ao Porto Marina 1 e chegada no mesmo local da largada.
Na largada, o veleiro ASBAR III ficou em vias de atropelar pela popa 2 Angras 21, o TIKI e o PIN. Escolheu a popa do PIN fazendo uma estrago no espelho de popa, mas por sorte não pegou no leme e o PIN ainda conseguiu fazer a regata tirando um primeiro lugar na APS 4.
Já chegando na laje do Cambeba, o vento apertou muito, entrando do canal da Gipoia e chegando nas rajadas a 25 nós. Obrigou muitos veleiros a aliviarem os panos, colocarem genoa 3, rizarem o grande. Na montada do Cambeba, o RONDA, acabou esbarrando na bóia, ficando ali enroscado durante um bom tempo, o que lhe valeu o BALDE DE OURO e a perda da primeira posição entre os Angra 21 para o TIKI.
No final da primeira empopada, próximo a laje Alagada, o vento ficava muito incerto, rondando muito e com buracos sem vento. Novamente no contravento, chegando a Cambeba, o vento apertava. Nesta área de vento apertado, tivemos várias peripécias: de balão rasgando (ASBAR III), barcos atravessando (VIZCAYA, COLIGNY), escotas prendendo nas catracas (NORNE), adriças do balão estourando (TIKI) e outros fatos que com certeza aconteceram e não chegaram ao meu conhecimento. Mas dos 33 barcos somente 4 foram DNF, o DADAH, VÓ SANTINHA, CARRACA e THOA THOA I. Destacaram-se o GRUANAU BABY, que teve na tripulação somente um casal, com pouquíssima experiência em regata, e o BLAU RIO que fez todo o percurso em solitário.
O ZEPELIM, e MABUYA tiveram ótima performance, pegando respectivamente as duas primeiras colocações na APS GERAL. Na terceira posição ficou o PIN. Na APS 1 TDIM com o reforço de Alexandre Braga no leme, SERAFIM e DONA BE foram os três primeiros colocados. |
Na APS 2, ZEPELIM, que adotou junto com o PIN e o ORSON JR a tática do "bote da arara seca" ficou com a primeira colocação. O MABUYA e ORSON JR ficaram respectivamente com a segunda e terceira colocação. Na APS 3, o CONQUISTA ficou pouquíssimos segundos a frente do ROCINANTE, e o ASBAR III ficou em terceiro. Na APS 4, o PIN, TIKI e RONDA ficaram com as 3 primeiras colocações. Na APS C, o THA-RADO, o PIAVÚ e o KANALOA II ficaram com os prêmios.
Na ANGRA 21, o TIKI continua quase invencível, e RONDA e PIN ficaram respectivamente com segundo e terceiro lugares.
No ORC CLUB, os primeiros colocados foram ORSON JR, PIN e SERAFIM e na IMS, o CONQUISTA II conseguiu sua primeira vitória este ano. ROCINANTE e ASBAR III ficaram com 2o e 3o.
O ICAR foi a bandeira campeã com 20 veleiros entre os 33 competidores e fazendo 181 pontos. O BRACUHY ficou em segundo lugar com 41 pontos (2 conpetidores) e o ARMC ficou em terceiro com 35 pontos (3 competidores).
A premiação foi durante um jantar no ICAR, as 20:00hs, com frango chili, cerveja e refrigerante para todos. Logo após, houve música, conduzida pelo tecladista e músico José Ricardo, acompanhado pelo Manoel no atabaque e Nelinho no pandeiro, que permitiu aos convidados, dançarem até as 2:00hs da manhã. Detalhe: José Ricardo e Manoel são sócios do ICAR e Nelinho é um dos mais antigos e conhecidos marinheiros do clube.
A próxima regata é no dia 3 de julho, esperamos todos na raia.