Vento rondado foi a constante na Regata do Corsário

 

No sábado dia 22 de maio, com 26 veleiros inscritos e 25 na raia, aconteceu a Regata do Corsário, valida pela 4a. etapa do Campeonato da FARVO.

 

A largada foi em 3 baterias, largando os veleiros mais lentos na frente e os mais rápidos atrás.  O motivo principal para este tipo de largada foi que nas três primeiras etapas deste ano verificou-se que o regime de vento após a chegada dos barcos mais rápidos tem mudado para uma quase calmaria, antes dos mais lentos terem cruzado a linha de chegada.  Isto beneficia os barcos mais rápidos pois estes fazem toda a regata com um regime de vento mais constante e os mais lentos não.  Em contra partida o FCT dos mais rápidos irá refletir isto, considerando-os mais rápidos do que realmente são.

 

Com a largada em baterias, a calmaria pegará também os mais rápidos, como foi verificado nesta regata, com o Rocinante, Conquista II, Rocket Power e Vó Alice.  Os únicos que ainda conseguiram escapar da calmaria foram Asbar III, Casca Grossa e Tiki.  Este último apesar de não ser dos mais rápidos, fez uma excelente regata pegando todos os bordos certos.  Estes 3 veleiros cruzaram entre 15:10hs e 15:17hs, o próximo, que foi o Rocinante, cruzou somente as 15:43.  Entre a chegada do Rocinante e a do Caxinguelê as 15:57 (intervalo de 14 minutos), cruzaram 14 veleiros, entre eles o Rocinante (mais rápido pelo fct) e o Dona Be II (mais lento pelo fct).

 

O percurso de 11,2 milhas teve a largada nas águas fronteiriças ao ICAR,  Daí, seguindo até montar a laje da Figueira, retornando e montando uma bóia em frente ao Porto Marina 1 e chegando no mesmo local da largada.

 

O vento durante toda a regata foi muito inconstante exigindo muitas mudanças de táticas e escolhas por bordos que  para alguns significaram a glória e para outros a derrota.  O Carraca, largou no bolo dos Angra 21, mas logo após se arriscou muito perto da laje da Baronesa e encalhou.  Acredito que foi sua primeira experiência em assinar seu nome numa das lajes de Angra.  Alex, não fique triste, como a sua laje existem outras assinadas pelo Pinhel, pelo Pavão, pelo Bugner e outros.

 

Não sei do acontecido com os outros veleiros, mas vou relatar as peripécias do PIN. 

 

Logo após a largada, optamos pelo bordo da Ilha da Pimenta, errado.  Mantivemos a opção de ficar próximo a ilha do Cavaco, errado novamente e assim fomos fazendo a opção errada até a laje da Figueira.  Lá chegando, estávamos no pelotão de trás, junto com Carraca, Norne, Dona Be e outros.

 

Vendo Ronda, Silene, Tiki, Rocket, anos luz na frente, optamos por seguir mais uma “dica” do nosso proeiro e cheirador de vento, o “cocoroca”, que já tinha contribuído com outras dicas furadas anteriormente.

 

Bem, sem colocar balão, fomos orçando por dentro das ilhas até o Porto Aquarius, quando aí colocamos o balão e surgimos na ilha da Pimenta, atrás somente do Tiki.  Alegria total a bordo e deve ter sido uma baita surpresa para aqueles que achavam que o PIN estava fora da jogada.  A dica do proeiro nos colocou novamente na regata, e bem colocados!

 

Assim fomos “toureando” o pouco vento até a bóia do Porto Marina 1, e conseguimos montar na frente de Silene, Ronda, e os outros.   Mas aí, uma bobeada logo na montada da bóia, resultou na alegria do Silene, Ronda e Vó Santinha que nessa última perninha deixaram o PIN para trás.

 

Quem estava na Varanda do ICAR assistindo, não entendeu porque o PIN ficou parado próximo a bóia durante uns 3 minutos!  Bem, de segundo pulamos para quinto na última perninha de contra vento.   Faz parte!

 

A premiação foi rápida logo após os últimos a cruzar.

 

Na APS Geral e IMS Geral quem venceu foi o CASCA GROSSA.  Na ORC CLUB foi o PIN e na ANGRA 21 foi o TIKI.

 

Na APS 1 Cruiser o troféu ficou com o TDIM, seguido do NORNE e do TYTY BOOM.  Na APS 2 Cruiser o premio foi para ZEPELIM, seguido do SGT. PEPPER e do CAXINGUELÊ.  Na APS 3 Cruiser foi para o ROCKET POWER, seguido do VÓ ALICE.  Na APS 4 os primeiros lugares ficaram com TIKI, VÓ SANTINHA  e PIN.  Na APS Cruzeiro, houve um único concorrente, o veleiro OIKOS.

 

Na ANGRA 21 os troféus ficaram com o TIKI, SILENE e VÓ SANTINHA.  Na ORC CLUB 700, ficaram com o PIN, SERAFIM e DONA BE II respectivamente e na IMS ficaram com CASCA GROSSA, ASBAR III e ROCINANTE.

pour le printemps / été 2013, nike a mis à jour son flyknit formateur + avec cette nouvelle bright crimson / white colorway.pour ceux d'entre vous qui sont & # 8217; t conscients, nike flyknit technologie utilise un processus de construction qui intègre le tricot précis pour étirer et confortable, personnalisé.les coutures, poids et zones de friction sont réduits en conséquence.ADIDAS CLIMACOOL BOAT PUREle fils de polyester est plus ouvert dans des domaines qui ont besoin de plus de flexibilité et plus dans des domaines qui exigent plus de soutien.ADIDAS YEEZY BOOST 750nike flyknit élimine également la nécessité pour les multiples documents et matériel utilisé pour fabriquer les dessus des réductions des chaussures traditionnelles,ADIADS YEEZY BOOST 350 V2 réduisant considérablement les déchets.Adidas Youth Superstarsi vous n'avez & # 8217; t avait une paire de flyknits sur vos pieds,ADIDAS ULTRA BOOST vous et # 8217;ADIDAS TUBULAR SHADOW KNIT re disparu!ces devrait frapper nsw détaillants dans les semaines à venir.ADIDAS ULTRA BOOSTaprès un extraordinaire lancer à l.ADIDAS YEEZY 350 BOOSTa.ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS EQUIPMENT 10 il semble que la yeezus tour boutique éphémère sera sa prochaine escale à new york.juste avant que kanye west prévoit prendre madison square garden les 23 et 24 novembre le dépôt temporaire est prévue pour et divers stocks de marchandises yeezus boutique éphémère des exclusivités.don & # 8217; t attendre trop longtemps avant que tu le saches & # 8217; il sera parti.bonne chasse!