REGULAMENTO DO CAMPEONATO ANUAL DA FARVO DE 2021

 

I. Farão parte do XXXVI Campeonato de Angra dos Reis de Veleiros de Oceano os eventos:

1.    (ICAR) Verão

2 -   (FARVO) – NOME???

3.    (BRACUHY) Regata do BRACUHY

4.    (ICAR) Outono

5.    (FARVO) Corsário

6.    (ICAR) Aniv. do ICAR

7.    (ICAR) Inverno

8.    (CN) Colégio Naval

9.    (FARVO) - Independência

10.    (ARMC) Regata ARMC

11. (ICAR) Primavera

 IMPORTANTE: Definido também que a critério do Clube organizador, poderá haver no dia de qualquer etapa do campeonato, ao invés de uma regata somente, duas regatas, sendo uma barla-sota e outra de percurso.  O Clube organizador, neste caso, sempre apresentará duas alternativas de percurso, sendo uma alternativa com as duas regatas e outra alternativa somente com uma regata de percurso.  A escolha da alternativa a adotar será divulgada pelo Clube organizador, até  as 10:00hs do dia da regata.  No caso da decisão por duas regatas, a premiação será única e levando em conta a soma dos tempos corrigidos de ambas as regatas.  Esta colocação será também adotada para pontuação no campeonato, entretanto para efeito de observação para a REGRA APS serão consideradas as performances de ambas regatas separadamente.

 

I- As regras do campeonato são:

·         a APS, que permite que todos os barcos, com medição ou sem medição, corram em condições de igualdade.

·         a RGS para os barcos que tenham medição nesta regra.

 

II- Para o campeonato será computada a pontuação dos 8 melhores resultados do ano.  Não será permitido o descarte de qualquer regata em que o barco tenha sido desclassificado.

 

III- A pontuação será pelo sistema linear.

 

III.1- O Apendice A das RRV 2017-2020 será totalmente aplicado.

 

III.2- Os barcos que quiserem se beneficiar do previsto no item A9 do Apêndice acima mencionado, devem no caso de não participar de alguma regata, estarem presentes na área da largada, no horário previsto para a largada, e comunicarem à CR sua condição de DNS, ou avisarem antecipadamente à Organização de avaria séria que impeça a navegação do veleiro.

 

III.3- Somente serão considerados barcos inscritos no campeonato, os que forem filiados a FARVO, e tiverem corrido pelo menos uma regata até a 9ª. etapa inclusive.  Os barcos que não se enquadrarem nesta condição serão expurgados.  Isto afeta o número de pontos que representa cada regata que um barco inscrito não comparecer, e a pontuação de todos os barcos inscritos nas regatas em que os "expurgados" tiverem corrido.   

IV- Os barcos que correrem pelo menos 8 regatas do campeonato, serão premiados com a TAÇA BAIA DA RIBEIRA.

 

IV.1- Comparecer as regatas significa terminar a regata.  Os barcos  que forem DNF, para serem considerados presentes deverão enviar ao Capitão da FARVO a justificativa do fato, que será avaliada pelo CT da FARVO.

 

V- Para efeito de premiação deste campeonato, a flotilha APS será dividida em 3 categorias, APS I (fct < 1,0099), II (fct entre 1,0100 e 1,1399), e III (fct acima de 1,1400 ) e a flotilha RGS correrá em 2 categorias (TMFAA <0,8900 e tmfaa >= 0,8900). No caso de um barco novo surgir durante o campeonato, será enquadrado numa das categorias pela CT. 

 

VI- A premiação do campeonato será para 1o, 2o, e 3de cada categoria, e para os 3 primeiros da APS Geral.

  

VII- Qualquer fato omisso neste regulamento será decidido pela CT.  A CT no decorrer do Campeonato pode convocar uma Assembleia Geral Extraordinária exclusivamente  para alterar alguma regra deste regulamento.