REGULAMENTO DO CAMPEONATO ANUAL DA FARVO DE 2020

 

I. Farão parte do XXXV Campeonato de Angra dos Reis de Veleiros de Oceano as regatas:

1.    (ICAR) Verão

2.    (BRACUHY) Regata do BRACUHY

3.    (ICAR) Outono

4.    (FARVO) do Corsário

5.    (ICAR) Aniv. do ICAR

6.    (ICAR) Inverno

7.    (CN) Colégio Naval

8.    (FARVO) - Independência

9.    (ARMC) Regata ARMC

10. (ICAR) Primavera

 

 

I- As regras do campeonato são:

·         a APS, que permite que todos os barcos, com medição ou sem medição, corram em condições de igualdade.

·         a RGS para os barcos que tenham medição nesta regra.

 

II- Os barcos participantes do Campeonato terão direito a descarte de duas regatas.  Não será permitido o descarte de qualquer regata em que o barco tenha sido desclassificado.

 

III- A pontuação será pelo sistema linear.

 

III.1- O Apendice A das Regras de Regatas a Vela da ISAF será totalmente aplicado.

 

III.2- Os barcos que quiserem se beneficiar do previsto no item A9 do Apêndice acima mencionado, devem no caso de não participar de alguma regata, estarem presentes na área da largada, no horário previsto para a largada, e comunicarem à CR sua condição de DNS, ou avisarem antecipadamente à Organização de avaria séria que impeça a navegação do veleiro.

 

III.3- Somente serão considerados barcos inscritos no campeonato, os que forem filiados a FARVO, e tiverem corrido pelo menos uma regata até a 9ª. etapa inclusive.  Os barcos que não se enquadrarem nesta condição serão expurgados.  Isto afeta o número de pontos que representa cada regata que um barco inscrito não comparecer, e a pontuação de todos os barcos inscritos nas regatas em que os "expurgados" tiverem corrido.   Por exemplo, se um barco "expurgado" tiver corrido a 2a etapa e tirado 3o lugar na categoria I e 10o no geral, após seu expurgo, o barco que nesta etapa tiver tirado 4o lugar na categoria I subirá uma posição ocupando o lugar do barco "expurgado".  O barco que tiver tirado 11o lugar no geral subirá uma posição ocupando o lugar do barco "expurgado".

 

IV- Os barcos que correrem todas as regatas do campeonato (serão permitidas duas ausências), serão premiados com a TAÇA BAIA DA RIBEIRA.

 

IV.1- Comparecer as regatas significa terminar a regata.  Os barcos  que forem DNF, para serem considerados presentes deverão enviar ao Capitão da FARVO a justificativa do fato, que será avaliada pela Diretoria da FARVO.

 

 

V- Para efeito de premiação deste campeonato, a flotilha APS será dividida em 2 categorias, APS I (FCT menor que 1,0000), e II (FCT igual ou maior que 1,000) (*).  A flotilha RGS também correrá em 2 categorias, RGS 1 (tmfaa abaixo de 0,8900) e RGS 2 (tmfaa maior ou igual a 0,8900). No caso de um barco novo surgir durante o campeonato, será enquadrado numa das categorias pela CT. 

(*) como o FCT é um valor que flutua ao longo do ano, os barcos que sofrem oscilação do FCT em torno de 1,0000 serão enquadrados numa das classes a critério da Comissão Técnica. 

VI- A premiação do campeonato será para 1o, 2o, e 3de cada categoria, e para os 3 primeiros da APS Geral.

  

VII- Qualquer fato omisso neste regulamento será decidido pela CT.