6a. Etapa do Campeonato da FARVO - 2011
Regata de Inverno – ICAR
por Nuno Pinhel
O dia estava chuvoso, muito carregado e com pouco vento. A previsão era de continuar a chover e com isso teríamos pouco vento. Mas, não foi o que aconteceu. Um pouco antes da regata, a chuva parou e o vento entrou, e assim ficou o tempo enquanto a regata acontecia. São Pedro foi muito camarada.
A largada foi ao meio dia. Só haviam 11 barcos na raia e uma correntada razoável que posicionava a CR de forma esquisita com seu cabo de âncora fazendo um ângulo com a linha proa-popa da CR. Por isso antes da largada o veleiro ANGRA com dois tripulantes da Escola Naval já ficou enroscado com a quilha no cabo da CR, e na hora da largada, foi a vez do Vó Alice ficar preso por ali, após um quase enrosco com o PIN.
O percurso de 11,1 milhas náuticas teve a largada em frente ao ICAR. Depois todos deviam ir num contra-vento até montar a Ilha da Flechas por BB, depois num través folgado (alguns usaram balão) montar a Ilha José André por BE, depois num contra-vento montar a laje do Cambeba por BB. Aqui a classe Cruzeiro ia direto até montar o Parcel do Aleijado por BE, enquanto a flotilha APS e ORC iam numa popa montar novamente a Ilha José André por BB e num contravento folgado montar o Parcel do Aleijado por BE. Daí todos, Cruzeiros e APS´s, seguiam para a linha de chegada nas proximidades da Ilha do Japão.
Na perna da Ilha José André para a laje do Cambeba, praticamente todos preferiram ir entre o continente e as ilhas, o PIN, que já tinha largado muito bem, escolheu ir deixando as ilhas por bombordo e esta tática foi chave para lhe assegurar uma grande vantagem, montando o Cambeba na frente de todos. O Beneteau First 35 ASBAR 4, era o barco mais rápido na raia e só conseguiu tomar a dianteira na perna entre Ilha José André e Parcel do Aleijado.
O Fita Azul foi o ASBAR 4, completando a regata com 2:58 horas, 3 minutos na frente do PIN, segundo a cruzar.
Durante a regata houve um lance digno do Balde de Ouro. Um tripulante do MARISCO ficou pendurado na retranca, com os pés dentro d´água, praticamente esquiando. O comandante do barco ao invés de acudi-lo imediatamente, desceu na cabine para pegar seu celular para fotografar o evento, e fotografou. Acontece que o celular estava dentro de um plástico impermeável que não foi removido para a foto, e depois de tirada a foto e resgatado o tripulante, foram ver a foto e estava azul. Sim, azul pois o tal plástico tinha uma parte azul que tampava exatamente a lente!!! Ou seja, Balde de Ouro para a manzanzada na tripulação e na fotografia.
A premiação foi no ICAR, as 20:00hs com a tradicional “massas da Piraquê”. Depois da entrega dos prêmios, houve a disputa de 5 agasalhos da FARVO entre os 6 barcos associados presentes (Nereus, Marisco, Vó Alice, Pin, Serafim e Asbar 4). A disputa, desta vez foi com o jogo MASTER. Os comandantes que iam conseguindo responder corretamente a 3 perguntas do jogo, iam pegando seu agasalho, até acabar o estoque. A disputa foi animada e renhida e houve até cola entre os concorrentes. O primeiro a pegar seu agasalho foi o José Pinto (VÓ ALICE) e quem ficou de fora foi o James (NEREUS).
Colocações na Regata.
APS I - 1° Nereus , 2° Serafim
APS II - 1° Pin , 2° Cação e 3° Angra
APS III - 1° Asbar 4, 2° Vó Alice
APS Geral - 1° Asbar 4, 2° Pin e 3° Nereus
Orc - 1° Pin, 2° Cação e 3° Serafim
Cruzeiro - 1° Adaggio , 2° Marisco e 3° Jazz II (um Velamar 31).
Durante a premiação houve algumas conversas sobre os tempos corrigidos da APS e sobre se refletiam com justiça o que aconteceu na raia. A conclusão pelo menos que ficou entendido para mim é que o FCT do Serafim, não está mais refletindo a performance atual do barco, assim talvez fosse hora de atualizar todos os FCT´s, confirmando-os ou corrigindo-os. Como na AGO de 2010 ficou decidido que para os barcos que tinham muitas observações não haveria nenhuma correção durante o ano, e o Serafim é um deles, eu fiquei de fazer uma enquete entre os comandantes da FARVO para ver se aceitam fazer uma atualização geral agora, corrigindo possíveis distorções existentes ou mantemos o decidido na AGO 2010.
A próxima etapa é a Regata do Colégio Naval. Até lá.