Regata 57º. Aniversário do ICAR
Por Nuno Pinhel
Os que gostam de previsões meteorológicas, esperavam chuva e ventos que chegariam a 20 nós. Vinte e cinco veleiros pagaram para ver e compareceram à raia.
A chuva não veio e o vento forte só compareceu quase no fim da regata. Esse padrão prejudicou os barcos mais rápidos que já estavam próximos da linha de chegada. Eles estavam velejando com um vento mais fraco e ficaram “esperando” os mais lentos que pegaram o vento forte lá atrás e vinham embalados. Isso juntou a flotilha no final, o que no tempo corrigido prejudica os mais rápidos.
Dos 25 veleiros, 8 eram da classe Cruzeiro e fizeram um percurso de 9 milhas, enquanto os demais fizeram um percurso de 11,3 milhas.
O vento forte, quando apareceu, acarretou alguns fatos que fogem ao que estamos acostumados. O PIN e o MABUYA brigaram pelo troféu Balde de Ouro devido a manzanzadas com o balão. O premio acabou ficando com o MABUYA. O KAMBADIAMI terminou a regata com um brandal solto. O DU DUDU na volta para casa precisou de uma correia de motor emprestada pelo FORROBODÓ. O GINGILIM (34 pés) tentou voltar rebocado a motor pelo CAÇÃO (Skipper 21) e não conseguiu romper o vento, retornando ao ICAR.
Nos resultados da ORC houve uma novidade muito boa para o veleiro CAÇÃO do Colégio Naval. Foi a primeira vez que venceram. O segundo lugar ficou com o VIZCAYA e o 3º. com o ANGRA.
Na APS tivemos:
APS 1 : IL CAPO, NEREUS e SERAFIM respectivamente campeão, vice e 3º. colocado.
APS 2 : MABUYA, SILENE e PIN respectivamente campeão, vice e 3º. colocado.
APS 3 : DU DUDU. FORROBODÓ e VÓ ALICE respectivamente campeão, vice e 3º. colocado.
Na CRUZEIRO tivemos: LU GALANTE, ZEPELIM e KAMBADIAMI respectivamente campeão, vice e 3º. colocado.
Durante a festa de premiação os velejadores confraternizaram num alegre jantar com os sócios do ICAR. Como um atrativo a mais para os comandantes da FARVO comparecerem à raia, a FARVO confeccionou agasalhos que serão disputados entre os comandantes seus associados, presentes a raia e à festa de premiação. Em cada regata serão disputados 5 agasalhos.
Na regata do Corsário houve a doação de mochilas do UNIVERSAL CHANNEL para o BUTIM, porém chegaram atrasadas para o dia das disputas. Assim, estas mochilas, no mesmo padrão dos agasalhos, também serão disputadas nas regatas vindouras.
Para a disputa dos 5 agasalhos da FARVO e mais 5 mochilas do UNIVERSAL CHANNEL. Os comandantes da FARVO presentes foram divididos em 2 grupos. Estes dois grupos, tentaram matar a charada dada pela organização, e o Michael (SILENE) foi quem acertou levando seu grupo a ganhar os 5 agasalhos. As mochilas foram dadas aos comandantes do outro grupo.
A próxima regata será dia 23 de julho.
Até lá.