4ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2010
Regata do Corsário – FARVO – 15 de maio
Por Nuno Pinhel
Dia ensolarado, vento de 4 a 8 nós de S/SW foi o cenário da regata que reuniu 24 veleiros.
Largaram ao meio dia, todas as classes, com 15 veleiros da APS e 9 da Cruzeiro.
O percurso de 11,6 milhas, para a APS, ORC e ANGRA 21 teve largada na laje do Cambeba, um contravento até montar Ilha de Pau a Pino BE, uma empopada até montar a laje do Aleijado BE, outro contravento até montar a laje do Cambeba BB e outra empopada até a linha de chegada próxima a Ilha do Japão. O percurso da classe CRUZEIRO foi menor com 7,6 milhas, pois a primeira marca ao invés de ser Ilha de Pau a Pino foi a Ilha de Sabacu. As demais marcas foram as mesmas da APS.
O Fita Azul da APS foi o Vó Alice, um Skipper 30 do Comandante José Pinto, que ficou com o 2º. Geral da APS e 1º. da ORC. O Cruel, um Angra 21 do Comandante Arthur Russi, que foi o 2º. a cruzar também teve destaque pois botou 9 minutos na frente do PIN que cruzou em 3º. lugar e também é um Angra 21. E o “novato” FORROBODÓ, um Delta 32 do Comandante Antonio Santos, já faturou seu primeiro lugar na Geral da APS. Parabéns a galera do FORROBODÓ que já está pegando o jeito.
Na CRUZEIRO o URANUS, um German Frers 33´ foi o Fita Azul, porem o ZARAVALHO, um Alfa 26 agora sob o comando do Comandante Fausto e que cruzou em 2º. Lugar, foi quem faturou no tempo corrigido. O comandante Fausto e sua esposa estão iniciando na vela porem tiveram a bordo como tripulantes o antigo comandante do ZARAVALHO, Sampaio e também o Comandante Manfred do Norne.
O URANUS, do Comandante Froner, correu os campeonatos da FARVO no final da década de 90 e até 2002. Esteve no Sul este tempo todo e agora está de passagem por Angra, a caminho do nordeste para correr a Maragogipe e a Fernando de Noronha. Aproveitou a passagem por Angra para rever os amigos e a raia.
Durante a regata o NEREUS do comandante James se envolveu numa escaramuça com seu próprio balão, que foi para dentro dágua e dizem que até se prendeu na quilha. Pretendia ganhar o BALDE DE OURO mas o SITIO FORTE e ZEPELIM, logo após a chegada, fizeram uma manobra de abordagem com passagem de um tripulante de um barco para o outro, só que esse tripulante antes passou por dentro d´água. Assim o BALDE DE OURO desta vez fica dividido entre estes 3 veleiros.
A premiação foi no ICAR às 20 horas, com um jantar de massas e a disputa do BUTIM, que foi gentilmente doado por vários comandantes e empresas de amigos.
Como aprendizado deste percurso, devemos lembrar que a perna entre Aleijado e Cambeba para o vento Leste seria perfeita, porém para o vento Sul permitiu que a maioria a fizesse num bordo só.
Na APS 3, sentimos a falta do Finisterre, do Never Land e do Conquista. O Conquista parece foi vendido, o Finisterre foi para o Rio, correr algumas regatas lá e o Never Land não tivemos notícias.
Os premiados foram na ordem do campeão para o terceiro colocado:
APS 1 (com 3 concorrentes) – Il Capo, Serafim, Nereus
APS 2 (com 9 concorrentes) – Cruel, Pin, Oikos
APS 3 (com 4 concorrentes) – Forrobodó, Vó Alice, Macu
Orc (com 3 concorrentes) – Vó Alice, Pin, Serafim
Angra 21 (com 6 concorrentes) – Cruel, Pin, Silene.
Cruzeiro (com 9 concorrentes) – Zaravalho, Addagio, Uranus.
A 5ª. etapa será no dia 5 de junho, comemorando o Aniversário do ICAR. Aguardemos uma boa regata.