Por Nuno Pinhel
As previsões não eram boas. Muito medo das condições do tempo em Angra e das estradas, com risco de mais desabamentos.
Mas, a maioria dos ainda aficionados pelo nosso esporte e convívio, arriscaram, e apareceram na raia. Fomos 12 na APS e 5 nas demais classes.
A largada da APS, ORC e ANGRA 21 foi as 11h45min e a Cruzeiro às 12h00min. Dia bonito, com sol e vento razoável, porém com pouca velocidade. Favoreceu os barcos menores, tanto assim que dos barcos maiores, o mais bem colocado na APS Geral foi o CONQUISTA III com o 10º lugar e performance de apenas 95%. Na ORC o SERAFIM e o PIN ficaram na frente dos demais, inclusive do NEVER LAND que foi o FITA AZUL. Mas de qualquer forma o vento permitiu que o último barco da APS, o novato IL CAPO, um VELAMAR 22 do Emanuel Dias, que fica na Piraquara, chegasse as 15h11min após percorrer as 11,5 milhas do percurso.
A largada foi em frente ao ICAR, com a primeira perna em contra vento até a laje do Fundo, daí um través até a ilha do Sabacu, outro través folgado até a laje do Sítio, onde muitos usaram balão, e uma popa até a ilha do Japão.
Na primeira perna, o TIKI conseguiu montar na frente do NEVER LAND. Na ilha do Sabacu, montaram praticamente juntos TIKI, NEVER LAND e VÓ SANTINHA, mas o TIKI um pouco na frente “chutou o BALDE”. Esqueceu que tinha que montar a laje do Sítio e aproou para a ilha do Japão. Só depois, vendo que os outros montaram e deram o jaibe para laje do Sítio é que se tocou e colocou a proa no rumo certo, mas a liderança foi-se.
Na laje do Sítio, montaram praticamente juntos VÓ SANTINHA, NEVER LAND e SILENE. O VÓ SANTINHA passou para a liderança só sendo ultrapassado pelo NEVER LAND próximo a linha de chegada.
A festa de premiação foi no ICAR, em um jantar com as tradicionais massas da PIRAQUÊ. A FARVO aproveitou a festa e fez a premiação do campeonato de 2009, e apresentou um banner com a história dos campeonatos desde o ano de 1996 até o de 2009.
Nesta primeira etapa do campeonato, a Regata de Verão, deu:
APS GERAL – NORNE, SERAFIM e STACCATO
ORC – SERAFIM, PIN e CONQUISTA III
ANGRA 21 – SILENE, TIKI e PIN.
O Troféu Tartaruga, dado para o penúltimo barco APS a cruzar a linha, ficou com o NEREUS e o BALDE DE OURO não foi entregue, porem que o TIKI merecia, merecia.
A próxima regata é a 21ª. Regata do ARMC no dia 6 de fevereiro. Nos encontramos por lá.