XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS -2009
INSTRUÇÕES DE REGATA
1- Organização do evento
A XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS ?tem a organização e responsabilidade técnica do ICAR (Iate Clube de Angra dos Reis) apoio técnico da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e da FARVO - (Flotilha de Angra dos Reis de Veleiros de Oceano).
2- Programa das regatas
13/03/09 ?de 20:00 às 23:00 hs
(sexta-feira)
INSCRIÇÕES E REGISTRO - Secretaria do Evento, para quem não fez inscrição antecipada (Pesagem obrigatória antes da primeira regata para os tripulantes inscritos nas classes ORC INTL e ORC Club. - Secretaria do evento).
14/03/09 ?de 7:00 às 11:00 hs
(sábado)
INSCRIÇÕES E REGISTRO - Secretaria do Evento, para quem não fez inscrição antecipada (Pesagem obrigatória antes da primeira regata para os tripulantes inscritos nas classes ORC INTL e ORC Club. - Secretaria do evento).
14/03/09 - 12:00hs
(sábado)
Regata de abertura da XII - SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS ?Regata de PERCURSO LONGO para todas as classes.
15/03/09 ?11:00hs
(domingo)
Programadas duas regatas barla sota para os Grupos I (ORC INTL, ORC Club e SMP2) e Grupo II (ANGRA 21, APS e APS NOVOS). Uma regata de percurso médio para classe Cruzeiro.
20/03/09
(Domingo)
Dia extra reservado para qualquer eventualidade.
21/03/09 ?12:00hs
(Sábado)
Regata de percurso médio para todas as classes com largada em frente ao Icar.
3- Classificação do evento, regras, pontuação, Comissão de Regatas e de Protestos
3.1 ?Regras - As regatas da XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS serão realizadas observando-se as regras da ISAF em vigor, recomendações da CBVM e da ABVO, salvo modificação conforme instruções de regata, e serão governadas por:
? Regras de regatas à Vela da ISAF 2009/2012;
? Regras ORC INTL, ORC CLUB e SMP2;
? Regulamentos especiais do ORC (Offshore Racing Committe) Cat. IV;
? Regulamentos da classe Angra 21;
? Regras da FARVO para APS e Cruzeiro;
? Aviso de Regatas;
Estas Instruções de Regatas, que estarão disponíveis durante o registro, e incluindo alterações feitas pelas Comissões de Regata e Protesto.
3.1.1 ?Em caso de conflito entre o Aviso de Regata e as Instruções de Regata estas últimas prevalecem. Isto modifica a regra 63.7.
3.2 ?Classificação do Evento ?Aplica-se o Código de Propaganda Regulamento 20 da ISAF.
A Comissão Organizadora reserva-se o direito de solicitar a colocação de publicidade nos iates. Neste caso os iates deverão usar a bandeira do Patrocinador, distribuída antes da primeira regata, no estai de popa.
3.3 ?Pontuação - O sistema de pontuação será o Sistema Linear de pontuação da regra A4. O cálculo do tempo corrigido será feito pelo sistema Curva de Performance ou Linha de Performance, para ORC INTL e ORC Club, pelo sistema tempo sobre tempo para APS, SMP2 e CRUZEIRO, e por bico de proa para Angra 21. Haverá limite de tempo para completar as regatas, conforme instruções específicas.
Não haverá descarte para as classes do Grupo I e Grupo II. Para o Grupo III haverá um descarte.
Resultados provisórios estarão disponíveis ao fim de todas as regatas no Quadro de Avisos da XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS.
3.4 ?Comissões - A Comissão de Regatas será presidida pelo Sr. Luis Leal.
Será também constituído um Júri que apoiará a Comissão de Regatas e terá plenos poderes para julgar protestos.
4- Classes convidadas e suas Bandeiras
GRUPO I :
?Classe ORC INTL
? Classe ORC Club
?Classe SMP2
GRUPO II:
? Classe ANGRA 21
? Classe APS
? Classe APS NOVOS
GRUPO III:
? Classe CRUZEIRO com e sem balão.
5- Elegibilidade dos iates
Para a ORC INTL e ORC Club, estarão aptos a participar todos os iates portadores de Certificado de Rating 2009 e folha 02 válidos, quites com a CBVM e ABVO.
Para a SMP2, estarão aptos a participar todos os iates portadores de Certificados de Rating válidos emitidos pela ABVO, e que estejam quites com esta associação.
Para a ANGRA 21 estarão aptos a participar todos os iates do modelo ANGRA 21, que estejam enquadrados no regulamento da Classe.
Para a classe APS: veleiros monocascos que tenham FCT na listagem oficial da FARVO.
Para a classe APS NOVOS: veleiros monocascos que não são inscritos na FARVO, mas querem correr na fórmula APS (correndo todas as regatas, podendo usar balão e com velas sem restrição de tecido).
Para a classe CRUZEIRO: veleiros monocascos de cruzeiro e lazer, que tenham projeto de no mínimo com 5 anos passados, sejam barcos de série, usem velas grande e genoa de dacron, prolan ou filme, e PODEM USAR balão ou gennaker de qualquer material. OS VELEIROS DA CLASSE CRUZEIRO DEVEM INDICAR NA FICHA DE INSCRIÇÃO, ATÉ A HORA DA LARGADA DA PRIMEIRA REGATA DA SÉRIE, SE VÃO USAR BALÃO/GENNAKER NA SVAR OU SE NÃO VÃO USAR BALÃO/GENNAKER NA SVAR. OS QUE NÃO TIVEREM ESPECIFICADO SERÃO CONSIDERADOS COMO TENDO OPTADO POR USAR BALÃO/GENNAKER.
Os barcos estrangeiros deverão contactar a ABVO até 10/03/09 para terem seus certificados reemitidos pela ABVO.
Todos os Iates patrocinados deverão obrigatoriamente ter seus contratos de patrocínio, promoção ou propaganda registrados na CBVM.
Obs.: Todos os barcos da Categoria ORC INTL e ORC Club deverão envergar o galhardete da ABVO no estai de popa durante a regata.
6- Alteração de Tripulantes e Tripulantes MIRINS
Para proceder uma alteração de tripulante, somente nas regras ORC INTL e ORC CLUB o comandante do barco deverá preencher uma solicitação na secretaria do evento.
Será permitido para a ORC INTL e ORC Club, um tripulante mirim com até 15 anos e 11 meses de idade e até 55Kg de peso. O peso deste tripulante mirim deverá ser aferido na pesagem da tripulação no dia 14/03, porem não será computado para o calculo do peso total da tripulação a ser comparado com o peso máximo do certificado.
7- Avisos aos Competidores
Serão afixados no quadro oficial de avisos do evento.
8 ?Alteração destas Instruções
Qualquer alteração das instruções de regata será afixada no quadro oficial de avisos do evento até 02 (duas) horas antes da sinalização de início da primeira regata do dia.
9 ?Sinais em Terra
9.1 - Sinais em terra serão expostos no mastro de bandeiras oficial do Evento, conforme indicado nos Apêndices das Regatas.
9.2 - A bandeira de retardamento ( RECON ) com 02 (dois) sinais sonoros significa que a regata está retardada. O sinal de atenção não será dado antes de 01 (uma) hora após a bandeira RECON ter sido arriada, com 01 (um) sinal sonoro. Isto modifica o significado do Sinal de Regata RECON.
10 ?Alteração de Percurso após a partida
Uma alteração do percurso será sinalizada antes que o primeiro barco inicie a perna alterada, mesmo que a nova marca não esteja posicionada. Qualquer marca a ser contornada após a nova marca, poderá ser reposicionada a fim de manter a configuração original do percurso. Quando em uma subsequente alteração de percurso uma nova marca é substituída, deverá ser feita por uma marca original.
11- Inspeção
Todos os iates poderão ser inspecionados imediatamente após qualquer regata.
As tripulações inscritas na classe ORC INTL e ORC Club deverão passar por pesagem antes do início da primeira regata, para verificação do limite de peso conforme certificado ABVO. O peso do tripulante mirim, mencionado no item 6 destas instruções não será computado. A troca de tripulantes somente será permitida caso não se exceda o peso máximo permitido pelo Certificado de rating e deverá ser comunicado por escrito à Comissão de Regatas.
12- Inscrições
? Até as 17:00 do dia 12/03/09 através da homepage da FARVO: www.farvo.org preenchendo a ficha de inscrição; fazendo o depósito do valor correspondente na conta do ICAR - Iate Clube de Angra dos Reis ( Banco Real Ag. 0020 ; conta 1707721-1 ; CNPJ 30.321.012/0001-89 ) e enviar o comprovante do depósito indicando o nome da embarcação e número de tripulantes para o fax (24) 3377-0279; e receberem a confirmação da inscrição por email.
? Ou, na Secretaria da ABVO ou, na Recepção do ICAR em Angra dos Reis.
? Até as 11:00hs do dia 14/03/09, na secretaria do evento.
? Taxas de inscrição: no valor de R$ 110,00 por tripulante. Os barcos da flotilha do Icar terão 40% de desconto.
13- Premiação
A premiação do evento está prevista para o dia 21/03/09 na festa de encerramento, às 20:00h:
? Categorias ORC INTL, ORC Club, SMP2, ANGRA 21, APS, APS NOVOS e Cruzeiro: medalhas para 1º, 2º e 3º colocados.
? Categoria Geral da ORC INTL, da ORC Club, da SMP2, da ANGRA 21, da APS e APS NOVOS: troféus para os 3 primeiros colocados.
Os prêmios para 1º, 2º e 3º, só serão entregues caso hajam 4 ou mais competidores naquela Classe ou Categoria. Caso contrário, só será entregue a premiação para o primeiro colocado.
14- Radiocomunicação e meteorologia
Entre 08:00h e 20:00h ECO 27 do ICAR:
? Em VHF no canal 68.
Durante a realização das regatas, a CR estará sintonizada no canal 06 em VHF.
15- Largada
15.1 - A linha de largada será formada pelo alinhamento do mastro de sinalização da CR e uma bóia.
15.2 - Os iates antes da largada devem passar pela popa da CR, com amuras a boreste, ou deixando a CR a boreste, fazer o check in.
15.3 ?Um barco que partir depois de decorridos 20 minutos após seu sinal de partida será, sem audiência, considerado como não tendo partido ?DNS. Isto muda a regra A4.
15.4 -O barco da CR poderá manter uma posição no alinhamento de largada usando motor.
15.5 -O esquema de largada será conforme a ilustração abaixo.
16- Linha de Chegada
A linha de chegada será entre o mastro de sinalização do barco da CR com uma a bandeira Azul e uma bóia ou uma marca fixa;
O barco da CR poderá manter uma posição no alinhamento de chegada usando motor.
17 ?Limite de Tempo
Os barcos que chegarem depois do tempo limite de cada regata, serão considerados DNF.
18- Protestos
18.1 - Os Protestos deverão ser apresentados na secretaria do evento, por escrito, em formulários disponíveis na secretaria do evento, mediante o depósito de R$ 200,00 até 1/2 (meia) hora após a chegada do barco da CR à terra, do dia da regata que motiva o protesto ?A CR chegará no Hangar do ICAR, e seu horário de chegada será divulgado no Quadro de Avisos;
18.2 - O Júri dará audiência aos protestos na ordem aproximada de entrega, na data de 21/03/09 e com início anunciado no quadro de avisos;
18.3 - Avisos de protestos serão afixados no quadro oficial de regatas, informando hora e local da audiência e as partes envolvidas no protesto;
18.4 ?Avisos de protestos da Comissão de regatas ou da Comissão de Protestos serão afixados para informação dos barcos, de acordo com a regra 61.1 (b);
18.5 - Os Protestos julgados procedentes terão o depósito de R$ 200,00 devolvido ao protestante;
19 ?Comunicação
19.1 -Um barco não poderá fazer transmissões por telefonia celular enquanto estiver em regata, nem receber comunicações especiais por rádio não disponíveis para todos os barcos.
19.2 -Em VHF será usado o canal 06 para comunicação barco/CR.
20- Barco que se Retira
Um barco que se retira da regata, deve avisar a CR assim que possível.
21 ?Retirada de Barco da Água
21.1 ?Nenhum barco poderá ser retirado da água a partir do momento em que larga na primeira regata da XIII SVAR até o momento em que chega na última regata da XIII SVAR, exceto os veleiros da classe Angra 21.
21.1.1 - Qualquer veleiro para reparação de avarias e com a devida autorização prévia da Comissão de Regatas, poderá ser retirado da água.
21.2 - Não será obrigatória a permanência dos barcos no ICAR.
21.3 - O não cumprimento do item 21.1 acarretará na desclassificação do barco nas regatas posteriores ao momento em que foi retirado da água, durante a XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS.
22- Luzes de Navegação
É obrigatório o uso das luzes de navegação durante todo o evento entre o ocaso e a nascente do sol, sob a pena de desclassificação;
23 - Responsabilidades
Como condição de participação nas regatas da XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS, as tripulações e seus comandantes reconhecem serem os únicos responsáveis pelos seus atos, manejo e segurança de suas embarcações. Reconhecem também que a Comissão Organizadora, Comissão de Regatas, ABVO, FARVO, Iate Clube de Angra dos Reis, Júri, ou qualquer de seus membros, funcionários ou representantes não terão quaisquer responsabilidades por possíveis perdas e danos, pessoais e/ou materiais, de qualquer natureza, seja na água ou em terra, como conseqüência de sua participação direta ou indireta na XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS.
Será responsabilidade única e exclusiva do comandante de cada iate decidir se toma parte das regatas ou mesmo se delas continua, conforme estabelecido nas Regras ISAF.
Será de inteira responsabilidade dos comandantes a existência de todo o equipamento de salvatagem, atualizado, conforme exigido pela Marinha Brasileira, bem como o atendimento às solicitações dos funcionários do ICAR.
O comandante de cada iate participante da XIII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS será responsável pelo comportamento dos tripulantes de sua embarcação, bem como de seus acompanhantes.
Em caso de qualquer destruição de propriedade, ou falta de boa conduta por qualquer tripulante, ou ainda desacato a qualquer solicitação dos funcionários do ICAR dirigida aos tripulantes das embarcações inscritas, inclusive seus acompanhantes, o iate envolvido poderá ser impedido da participação das edições futuras da SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS.
24- Tábua de Marés durante o evento |