4ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2009
Regata do Corsário – FARVO
Por Nuno Pinhel
As previsões eram de chuva e ventos Sul Sudoeste de aproximadamente 8 nós. Furaram todas. São Pedro não mandou chuva, ainda bem, ficando entretanto um dia cinzento, com alguns momentos de um solzinho, e o vento Sul ou Sudoeste não apareceu e muito menos os 8 nós de qualquer vento!
A largada foi na Laje do Sabacu às 11:50hs para a Cruzeiro e 12:05hs para as demais classes. Todos largando com vento de popa e a CR sob o comando do Fred que substituiu o Magrão que não pode comparecer. Largaram ao todo 22 veleiros.
O percurso da Cruzeiro foi de 7,4 milhas com passagem por Ilha de Pau a Pino por BE, Lj. do Sítio por BE, Lj. do Cambeba por BE, chegada no mesmo local da partida.
O percurso da APS, ORC e Angra 21 seria de 10,7 milhas, mas acabou precisando ser encurtado por falta de vento, ficando com 8,4 milhas e passando por Ilha de Pau a Pino por BE, Pcel. do Aleijado por BE,e chegada no mesmo local da partida.
Vou relatar o que vi dos barcos que estavam mais na ponta e que pude acompanhar melhor. Na largada, todos de balão indo para a Ilha do Pau a Pino. Na briga dos Angra 21, o Silene, após a largada optou pelo bordo mais para a lage do Fundo, o Gaia pelo bordo mais para a Ilha da Gipoia e o PIN ficou mais pelo meio em direção ao Brandão. No mesmo bordo do Silene, estavam Vó Alice, e Finisterre. Montamos a Ilha do Pau a Pino com Conquista e Vó Alice mais na frente, Pin, Gaia, Finisterre e Silene nessa ordem mas embolados. Mas como o vento havia mudado, todos continuavam de balão.
Silene passou o Gaia e foi muito para a direita em direção da laje da Figueira. Conquista e Vó Alice trocaram de bordo, pois estavam pela esquerda (Laje do Fundo) e foram para o meio. Gaia estava pelo meio, mas parado perto do Brandão. Pin e Finisterre ficaram pela Laje do Fundo, o Finisterre muito mais encostado no continente. Numa bela hora, eu olhei e disse prá minha tripulação, Silene morreu (estava lá por Sabacu, parado), Gaia também (continuava parado no Brandão), nós e o Finisterre andando já chegando em Paquetá. Aí deu a louca no Finisterre que emburacou por trás das ilhas, e acabou ficando e como já estava perto de casa, lá se foi para o Bracuhy. Nós passamos laje do Sitio e estávamos chegando em Aleijado, mas quem chegou lá, na frente, foi o Conquista, bem depois o Vó Alice, e bem na nossa frente, o Silene que prá nós tinha morrido, mas estava bem vivinho, e o Gaia que também tinha morrido vinha com muita saúde a trote largo chegando! Nessa hora o Silene deve ter pensado, o Pin morreu e o Gaia também, porque ele estava bem na nossa frente. O Conquista deve ter pensado ta no papo, e Vó Alice defendendo a segunda posição.
Regata já estava encurtada e todos haviam montado Aleijado. Um pouco antes de montar todos tiraram o balão e colocaram a genoa porque o vento mudou. Logo após a montada, balão novamente! Conquista mais pelo bordo da direita (Alagada) seguido pelo Silene. Vó Alice pelo bordo do meio seguido pelo Pin e Gaia um pouco pela direita. Conquista e Silene pararam, Vó Alice continuava andando e Pin também, Gaia mais lento pela direita. Daí pensei, agora o Conquista e Silene morreram, vai dar Vó Alice e Pin. Não deu! Os mortos Conquista e Silene ressucitaram em cima da hora e chegaram na minha frente, Vó Alice também e Gaia atrás, mas todos eles, que morreram e ressuscitaram em alguma hora da regata, chegaram entre as 16:48hs e 16:50hs! Emocionante. Depois chegam Oikos, Staccato e por fim, o Serafim faltando 50 segundos para terminar o tempo de regata.
Teve pouco vento, mas eu não achei de todo chata a regata por causa das inúmeras mudanças havidas.
A premiação foi no ICAR as 20:00hs, com vários apoios. A PREFEITURA entrou com camisetas para tripulação, medalhas e troféus. A PIRAQUÊ com as massas do jantar. O ICAR com os molhos das massas e o serviço. O TELECINE, SPORTV, DELÍRIO TROPICAL, LA MOLE, BOUTIQUE DA RÊ com vários brindes para o butim. Alguns velejadores também contribuíram para o butim e a FARVO com as camisas para os comandantes, alguns brindes e CR.
O campeão geral da APS foi o OIKOS e os troféus foram distribuídos:
APS I - 1° SERAFIM
APS II - 1° OIKOS , 2° STACCATO ...
APS III - 1° CONQUISTA 2° VÓ ALICE
APS IV - 1° PIN, 2° GAIA e 3° SILENE
Orc - 1° SERAFIM, 2° PIN e 3° CONQUISTA
Angra 21 - 1° SILENE , 2° PIN e 3° Gaia
Cruzeiro - 1° BUCANAS JR. , 2° THA RADO
E aí começou a animada disputa do BUTIM. Os brindes foram tantos que ocuparam uma mesa grande e mais um espaço de uns 5 m2 de chão. E o representante de um barco para fazer jus a escolher e ganhar algum brinde tinha que disputar com o representante de outro barco, gerando uma série de brincadeiras e um clima de muita camaradagem.
Depois de muita disputa, para os brindes que ainda restaram, foi dado um aviso “CADA UM PEGA O QUE QUISER” e dá prá perceber como foi...