XII SEMANA DE VELA DE ANGRA DOS REIS
Último feriadão do ano, perfeito para se fazer um campeonato como este. Teria sido realmente perfeito se não fosse a falta de vento na regata do primeiro dia. Nos quatro dias do feriadão de Corpus Christi tivemos a 12ª edição da nossa Semana de Vela que foi composta de quatro regatas sendo, uma regata longa no primeiro dia, duas regatas de barla-sota no segundo dia e uma regata média no terceiro dia. Foi um evento de altíssimo nível técnico onde tivemos além dos barcos de Angra, barcos de São Paulo e do Rio, totalizando 26 barcos inscritos divididos nas classes Orc Internacional; Orc Club; SMP2; Angra 21; APS; APS Novos e Cruzeiro. Uma curiosidade é que este ano a classe cruzeiro foi a mais numerosa, contando com 10 barcos inscritos.
No primeiro dia, quinta-feira, tivemos a regata longa com largada e chegada em frente ao Icar. A largada foi muito disputada com todas as classes partindo juntas e com um ventinho bem fraco. Na metade da perna de contravento, o vento deu uma melhorada e a galera deu uma respirada e aproveitou cada rajada, mas a alegria durou pouco, pois no final da tarde só sobraram umas poucas rajadinhas bem fracas e quem conseguiu andar melhor terminou a regata. Foram 11 desistências e o último barco cruzou a linha às 20h49min, foi realmente um teste de resistência e paciência.
No segundo dia, sexta-feira, foram duas regatas de barla-sota e a raia foi montada nas proximidades do parcel do Aleijado. A raia era de uma milha e cada regata teve duas voltas, ou seja, duas pernas de contravento e duas de popa. A largada da primeira regata foi às 11h feita em duas baterias e a segunda regata começou assim que o último barco cruzou a linha. Neste dia tivemos um vento bom durante todo tempo das regatas diminuindo um pouco no finalzinho da segunda regata o que não comprometeu em nada o resultado. Com uma raia curta e um excelente nível técnico das tripulações, as disputas ficaram muito emocionantes, as posições se alternavam constantemente com seguidas marcações e a chegada sempre muito apertada. Foi um lindo e colorido espetáculo.
No terceiro dia, sábado, aconteceu a regata média. A tensão era grande logo pela manhã, pois se tratava da regata decisiva e todo cuidado era pouco na preparação do barco e na elaboração da estratégia, porém a maior preocupação ainda era o vento. Será que teríamos vento suficiente para realizar uma boa regata? Bem..., no momento certo ele apareceu, e com boa intensidade. No momento da largada em frente ao Icar, todos da varanda puderam apreciar o balé dos barcos buscando melhor posição, a coisa tava tão boa que teve quem largasse escapado e o juiz não perdoou punindo com a chamada individual. Logo após a largada para o delírio da galera o vento apertou mais um pouco e aí foi só caprichar nas manobras e marcar bem os adversários para garantir uma boa posição.
A festa de premiação aconteceu na varanda na noite de sábado. Desta vez tivemos o patrocínio da Azzaro que aproveitou o evento para divulgar seu novo perfume inspirado na Vela que se chama Chrome Legend. Tivemos ainda o apoio do Caieira´s Shop; da Tlaloc; da Angra Sails; da Sailing IMS; da Revista Velejar e da Navegue Seguros. A premiação foi durante um jantar com sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores e em seguida todos puderam se divertir e dançar com música ao vivo.
O resultado da Semana de Vela foi o seguinte:
Orc Internacional – 1º Marlin; 2° Orson e 3° Bijupirá
Orc Club – 1° Bravíssimo III; 2° Vizcaya e 3° Vó Alice 2
SMP2 – 1° Mabuya
Angra 21 – 1° Vó Santinha
APS – 1° Norne
APS Novos – 1º Quiricomba
Cruzeiro – 1° Oikos; 2° Miragem I e 3° Big Lit