Por Nuno Pinhel
Percurso para APS foi Largada em frente ao Icar, montar Parcel Aleijado BE , montar Bóia nas proximidades da Laje Alagada BE, montar Laje do Cambeba BE, montar Parcel do Aleijado BE, montar Bóia nas proximidades da Laje Alagada BB, passar entre Ilha do Cavaco e Ilha do Japão , montar Bóia em frente ao Porto Marina 1 BB, chegada no mesmo local da partida. Aproximadamente 11,0 Nm.
Na largada não tinha vento, tanto que foi dado um Recon de 15 minutos. Mesmo assim na largada havia muito pouco vento e alguns barcos ficaram "presos" sem cruzar a linha de largada.
No meio da primeira perna, o vento aumentou um pouquinho e na última perna diminuiu novamente.
Balde de ouro foi para Big Lit que deu um bordo sem propósito só para pegar cerveja no Grunau Baby.
REGATA DE INVERNO
A sexta etapa do campeonato de Angra foi realizada no sábado dia 26/07. A expectativa era grande por causa do mau tempo previsto pela meteorologia, porém o dia amanheceu sem chuva e o sol foi aparecendo aos poucos. A largada, que contou com 19 barcos inscritos, aconteceu com retardo de 10 minutos praticamente sem vento e os barcos foram se arrastando lentamente tentando achar aquele ventinho escondido e aí valeu a tática e um pouco de sorte de cada um. Alguns barcos foram pegos de surpresa minutos antes do tiro com a parada quase total do vento e ainda se encontravam na frente da linha de largada tendo ainda que voltar contornar a CR pra largar. Depois de muito tempo e uma boa dose de paciência, o vento leste deu uma melhorada ou menos no meio da raia fazendo a alegria da galera e como alegria em dia de vento fraco dura pouco, os que ficaram mais atrasados não conseguiram cruzar a chegada a tempo porque o vento morreu. Mais uma vez a classe Cruzeiro mostrou que está animada e foi a que teve mais barcos na raia. A nova regra que permite o uso do balão está animando mais ainda a classe que agora tem mais opções. O troféu tartaruga marinha, que é concedido ao penúltimo barco a cruzar a linha de chegada, desta vez ficou com o veleiro Staccato do Cmte. Pedro Figueiredo e o troféu Balde de Ouro, que é concedido ao veleiro que faça alguma proeza diferente durante a regata, ficou para o veleiro Big Lit do Cmte. Carlos que literalmente alterou sua rota para ir ao encontro do veleiro Grunau Baby do Cmte. Michael para pegar umas cervejas. Com certeza tempo perdido nesta operação fez falta no final, pois o Big Lit foi DNF por pouquíssimos minutos. A premiação foi durante um delicioso jantar na varanda do clube com massas oferecidas pela Piraquê que está apoiando nossos eventos e a colocação dos barcos foi a seguinte:
APS I – 1° Nereus ; 2° Norne e 3° Serafim
APS II – 1° Oikos e 2° Staccato
APS III – 1° Conquista III e 2° Never Land
APS IV – 1° Pin ; 2° Silene e 3° Mabuya
Angra 21 – 1° Silene ; 2° Foxtrot e 3° Pin
Orc – 1° Conquista III ; 2° Pin e 3° Serafim
Cruzeiro – 1° Zaravalho ; 2° Flap e 3° Marie du Ciel