4ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2008
Regata do Corsário – FARVO
Nuno Pinhel
Dia maravilhoso, com sol e vento de moderado a fraco.
A largada para a classe Cruzeiro foi às 11:50hs e a largada das demais classes foi as 12:05 hs. A CR, agora implacável com quem larga escapado, não perdoou o BUCANAS JR. e levantou a bandeira. Perguntas pelo rádio, mas a CR corretamente não respondeu, mas eu, sabendo quem havia sido, dei uma ajudinha informando.
Os 21 veleiros presentes agora estavam em regata. O percurso teve largada na laje de Sabacu, contravento até montar ilha Pau a Pino BE, popa até montar parcel do Aleijado BE, novo contravento até montar laje de Sabacu BE, e novo popa até montar laje Cambeda BE e um último contravento até a chegada no mesmo local da largada. Teria 10,7 milhas mas a CR, face à diminuição do vento, encurtou a regata, eliminando o último contravento e fazendo a chegada na laje do Cambeba ficando então a regata com 9,7 milhas.
Poucos barcos, no primeiro contravento, preferiram deixar a Ilha do Brandão a boreste. Poucos também decidiram alongar o bordo para a direita, passando longe da Ilha do Brandão e a maioria preferiu passar mais próximo da Ilha do Brandão, deixando-a por bombordo. Ao chegar na Ilha do Pau a Pino, verificou-se que a melhor escolha foi passar próximo da Brandão por BB, a segunda melhor foi deixar Brandão por BE e a pior foi prolongar o bordo da direita. CONQUISTA III lavou a égua e já montou Pau a Pino em primeiro lugar, e não largou mais a posição, ficando com a Fita Azul. Dos que eu vi, o RONDA, MABUYA, TIKI, VÓ SANTINHA e BUCANAS JR andaram muito bem, o FINISTERRE e NEREUS fizeram bonito, o SILENE, considerando que estava em solitário, também andou bem, e paro por aqui.
Tivemos na regata a visita do ilustre MACANUDO com tripulação nova; a estréia de um barco novo na raia, na classe Cruzeiro, o LADY MIKA que beliscou um segundo lugar; e o OIKOS que apareceu novamente e parece que está mais animado este ano, espero que engrene.
Os barcos do Colégio Naval não participaram pois havia um baile à noite para os alunos. Assim informou o Magrão.
A premiação foi no MELIÁ ANGRA às 20:00hs e terminou as 21:00hs. Eu não pude prestar atenção em todos os detalhes pois estava organizando a distribuição do BUTIM e controlando o tempo. Mas os comentários feitos foram elogiosos. Comida e bebida estavam sendo bem servidos, funcionários do MELIÁ atenciosos, lugar bonito. O único senão, que pode melhorar em próximas ocasiões, seriam mais mesas e principalmente com cadeiras. Ficar esse tempo em pé, principalmente após um dia de regata, foi desconfortável.
O BUTIM este ano foi grande. Para os que me perguntaram o que significa a palavra, aí vai: “ Despojo tomado ao inimigo, depois da vitória, ou por ele abandonado no campo de batalha / Espólio, saque”. Mas voltando ao butim, tivemos vários colaboradores. Meliá, Restaurante La Mole, Massas Piraquê, Boutique da Rê, SPORTV, TELECINE, TIM, Sailabout e Promotional foram os colaboradores institucionais, e tivemos ainda a colaboração pessoal do Sampaio (Zaravalho). Tivemos uma passagem para Salvador, várias mochilas, sacolas, bebidas, brindes, bonés, camisas, camisetas, squeezes, cases de CD, livros e toalhas.
E agora, aguardamos a próxima velejada na Semana de Vela de Angra dos Reis.