1ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2008
Regata de Verão – ICAR
Por Nuno Pinhel
A previsão era de pouco vento entre N e NW, e sol. O sol se confirmou, aliás com um calor muito grande, mas o vento enganou todo mundo. A largada da classe Cruzeiro foi as 11:45hs com vento forte de popa. Faltavam dois minutos para o meio dia, horário da largada das demais classes e o vento era forte, de popa. Alguns chegaram a levantar balão e outros estavam com ele preparados para levantá-lo mais perto da hora e surpresa! O vento ronda e entra de SW. Contra vento. Aí foi uma confusão com todo mundo subindo a genoa e largando para onde o barco estava apontado. O TIKI e o CATRAIO foram pegos na hora da rondada de vento, alem da linha de largada e largaram um pouco atrasados. Nesta altura estavam os 24 veleiros velejando em contra vento, na direção do canal entre a Ilha do Japão e a Ilha do Cavaco.
A grande maioria da flotilha escolheu o bordo da esquerda, ou o meio do canal. O PIN e o NEREUS escolheram o bordo da direita e após velejarem com um vento bom, foram premiados com um buraco de vento, onde estacionaram e viram a flotilha toda passar, inclusive os dois que largaram atrasados.
O percurso após a largada em frente ao ICAR foi até a Laje do Fundo, depois até a Ilha de Sabacu, depois até uma bóia em frente ao Marbella e a chegada no mesmo local da largada. Foram aproximadamente 13 milhas, e o vento se manteve firme até a Ilha de Sabacu. Depois, houve uma calmaria e a parte da flotilha que escolheu encostar mais para o lado do Bracuhy, se deu bem, pegando um vento mais forte que estava canalizado por ali.
O primeiro barco a cruzar a linha de chegada as 16:09hs foi o FLAP, que correu na classe cruzeiro com um percurso menor, o FINISTERRE que cruzou as 16:12hs foi o primeiro a cruzar da FARVO, e o último foi o ATON II as 16:49hs.
Nesta regata tivemos duas estréias: o STACCATO, um FAST 303 HT, que é o novo veleiro do Pedro Figueiredo (ex SGT. PEPPER), e o CATRAIO um Ranger 22 do comandante Luis do ICRJ que está passando um tempo de férias em Angra e resolveu correr em algumas das nossas regatas enquanto estiver por aqui.
Os dois estreantes tiveram o FCT médio do seu modelo de barco, como manda nossa regra APS, mas já terão sua primeira correção para a próxima regata a partir da sua performance desta regata. O STACCATO vai para 0, 9343, e ele que ficou em 6º lugar no Geral, se tivesse corrido com este FCT ajustado ficaria em 7º, e o CATRAIO vai para 0,9495, e ele que ficou em 1º no Geral, se tivesse corrido com este FCT ajustado ficaria em 6º no Geral. Os novos FCT´s dos estreantes serão os calculados, salvo alguma consideração específica da CT da FARVO.
O jantar de premiação foi no ICAR, e a flotilha aproveitou esta festa para também fazer a premiação do campeonato de 2007. Apesar da forte chuva que caiu, tivemos uma presença maciça e a confraternização foi grande. O ICAR reativou o Premio Tartaruga que foi ganho pelo ZARAVALHO após confabulações dos organizadores sobre quem seria o merecedor de tamanha honraria.
As colocações da Regata válidas para o campeonato foram.
APS I - 1° CATRAIO, 2° NORNE e 3° NEREUS
APS II - 1° STACCATO
APS III - 1° FINISTERRE, 2° NEVER LAND e 3° CONQUISTA
APS IV - 1° AMICI, 2° TIKI e 3° RONDA
Orc - 1° SERAFIM, 2° FINISTERRE e 3° PIN
Angra 21 - 1° AMICI , 2° RONDA e 3° TIKI
Cruzeiro - 1° FLAP , 2° BLAU RIO e 3° MARIE DU CIEL