1ª. Etapa do Campeonato da FARVO - 2008

Regata de Verão – ICAR

Por Nuno Pinhel

 

A previsão era de pouco vento entre N e NW, e sol.  O sol se confirmou, aliás com um calor muito grande, mas o vento enganou todo mundo.  A largada da classe Cruzeiro foi as 11:45hs com vento forte de popa.  Faltavam dois minutos para o meio dia, horário da largada das demais classes e o vento era forte, de popa. Alguns chegaram a levantar balão e outros estavam com ele preparados para levantá-lo mais perto da hora e surpresa!  O vento ronda e entra de SW. Contra vento.  Aí foi uma confusão com todo mundo subindo a genoa e largando para onde o barco estava apontado. O TIKI e o CATRAIO foram pegos na hora da rondada de vento, alem da linha de largada e largaram um pouco atrasados.  Nesta altura estavam os 24 veleiros velejando em contra vento, na direção do canal entre a Ilha do Japão e a Ilha do Cavaco.

 

A grande maioria da flotilha escolheu o bordo da esquerda, ou o meio do canal.  O PIN e o NEREUS escolheram o bordo da direita e após velejarem com um vento bom, foram premiados com um buraco de vento, onde estacionaram e viram a flotilha toda passar, inclusive os dois que largaram atrasados.

 

O percurso após a largada em frente ao ICAR foi até a Laje do Fundo, depois até a Ilha de Sabacu, depois até uma bóia em frente ao Marbella e a chegada no mesmo local da largada.  Foram aproximadamente 13 milhas, e o vento se manteve firme até a Ilha de Sabacu.  Depois, houve uma calmaria e a parte da flotilha que escolheu encostar mais para o lado do Bracuhy, se deu bem, pegando um vento mais forte que estava canalizado por ali.

 

O primeiro barco a cruzar a linha de chegada as 16:09hs foi o FLAP, que correu na classe cruzeiro com um percurso menor, o FINISTERRE que cruzou as 16:12hs foi o primeiro a cruzar da FARVO, e o último foi o ATON II as 16:49hs.  

 

Nesta regata tivemos duas estréias: o STACCATO, um FAST 303 HT, que é o novo veleiro do Pedro Figueiredo (ex SGT. PEPPER), e o CATRAIO um Ranger 22 do comandante Luis do ICRJ que está passando um tempo de férias em Angra e resolveu correr em algumas das nossas regatas enquanto estiver por aqui.  

 

Os dois estreantes tiveram o FCT médio do seu modelo de barco, como manda nossa regra APS, mas já terão sua primeira correção para a próxima regata a partir da sua performance desta regata.  O STACCATO vai para 0, 9343, e ele que ficou em 6º lugar no Geral, se tivesse corrido com este FCT ajustado ficaria em 7º,  e o CATRAIO vai para 0,9495, e ele que ficou em 1º no Geral, se tivesse corrido com este FCT ajustado ficaria em 6º no Geral.  Os novos FCT´s dos estreantes serão os calculados, salvo alguma consideração específica da CT da FARVO.

 

O jantar de premiação foi no ICAR, e a flotilha aproveitou esta festa para também fazer a premiação do campeonato de 2007.  Apesar da forte chuva que caiu, tivemos uma presença maciça e a confraternização foi grande.  O ICAR reativou o Premio Tartaruga que foi ganho pelo ZARAVALHO após confabulações dos organizadores sobre quem seria o merecedor de tamanha honraria.

 

As colocações da Regata válidas para o campeonato foram.

 

APS I - 1° CATRAIO, 2° NORNE e 3° NEREUS

APS II - 1° STACCATO

APS III - 1° FINISTERRE, 2° NEVER LAND e 3° CONQUISTA 

APS IV - 1° AMICI, 2° TIKI e 3° RONDA

Orc - 1° SERAFIM, 2° FINISTERRE e 3° PIN

Angra 21 - 1° AMICI , 2° RONDA e 3° TIKI

Cruzeiro - 1° FLAP , 2° BLAU RIO e 3° MARIE DU CIEL

 

 

pour le printemps / été 2013, nike a mis à jour son flyknit formateur + avec cette nouvelle bright crimson / white colorway.pour ceux d'entre vous qui sont & # 8217; t conscients, nike flyknit technologie utilise un processus de construction qui intègre le tricot précis pour étirer et confortable, personnalisé.les coutures, poids et zones de friction sont réduits en conséquence.ADIDAS CLIMACOOL BOAT PUREle fils de polyester est plus ouvert dans des domaines qui ont besoin de plus de flexibilité et plus dans des domaines qui exigent plus de soutien.ADIDAS YEEZY BOOST 750nike flyknit élimine également la nécessité pour les multiples documents et matériel utilisé pour fabriquer les dessus des réductions des chaussures traditionnelles,ADIADS YEEZY BOOST 350 V2 réduisant considérablement les déchets.Adidas Youth Superstarsi vous n'avez & # 8217; t avait une paire de flyknits sur vos pieds,ADIDAS ULTRA BOOST vous et # 8217;ADIDAS TUBULAR SHADOW KNIT re disparu!ces devrait frapper nsw détaillants dans les semaines à venir.ADIDAS ULTRA BOOSTaprès un extraordinaire lancer à l.ADIDAS YEEZY 350 BOOSTa.ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS EQUIPMENT 10 il semble que la yeezus tour boutique éphémère sera sa prochaine escale à new york.juste avant que kanye west prévoit prendre madison square garden les 23 et 24 novembre le dépôt temporaire est prévue pour et divers stocks de marchandises yeezus boutique éphémère des exclusivités.don & # 8217; t attendre trop longtemps avant que tu le saches & # 8217; il sera parti.bonne chasse!
NIKE HYPERVENOM PHELON TF,NIKE INTERNATIONALIST WOMEN CHAUSSURES,NIKE KYRIE 3,NIKELAB AIR ZOOM LWP,NIKE LEBRON 13 NIEDRIG,NIKE LEBRON 14